quinta-feira, 27 de novembro de 2008
Saúde: Nova valência evita horas a mais no hospital
Saúde 24 cria serviço dirigido a diabéticos


A Linha Saúde 24 (808 242 424) apresentou dia 15 de Outubro um novo serviço de aconselhamento e de triagem específico para diabéticos. "A complexidade da diabetes exige um acompanhamento próximo. Esta linha vai apoiar os doentes no que diz respeito a ocorrências relacionadas com a subida ou descida de açúcar no sangue, alterações urinárias, respiratórias, entre outras", salientou José Manuel Boavida, director clínico da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal.

"A diabetes, nomeadamente a diabetes tipo II, está a manifestar--se cada vez mais cedo e uma triagem ao telefone evita um dia passado no hospital, que, por si só, é um martírio, além de prejudicar a vida dos doentes", diz o médico.

A Linha Saúde 24 tem o custo de uma chamada local. Nasceu há cerca de ano e meio e o aconselhamento dos médicos e enfermeiros evitou perto de 130 mil idas a uma urgência hospitalar.

"Às vezes, os diabéticos têm dúvidas sobre como administrar a insulina ou o que devem comer; outras vezes querem ter a certeza de que estão a proceder bem e nestas situações uma palavra ajuda", rematou José Boavida.

SAIBA MAIS

600 mil portugueses são diabéticos, de acordo com as estimativas.
150 amputações do pé são realizadas por cada mil diabéticos.
638 090 chamadas para a Linha Saúde 24 em 18 meses.
50% das chamadas estão relacionadas com a saúde infantil.



Dieta mediterrânica protege o organismo

Segundo um estudo espanhol, o risco de diabetes diminui com a dieta mediterrânica. Os investigadores seguiram mais de 13 mil universitários sem diabetes durante quatro anos e avaliaram os seus hábitos dietéticos através de um questionário. Os casos novos da doença foram confirmados através de relatórios médicos.

Os participantes que mais aderiram à dieta mediterrânea tinham menos probabilidade de sofrer diabetes, apesar de apresentarem mais factores de risco como serem mais velhos e terem familiares com o problema.

A dieta mediterrânea inclui, por exemplo, elementos ricos em fibras, como cereais, fruta e legumes. O consumo moderado de álcool e substituição de gorduras animais por vegetais, como azeite, ajuda a proteger o organismo.

0 comentários:

Enviar um comentário