quinta-feira, 22 de janeiro de 2009
Doenças cardiovasculares
30 mil portugueses morreram num ano

A nível mundial, são 17 milhões de pessoas que perdem a vida todos os anos.

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em toda a Europa, incluído em Portugal. O colesterol no sangue, a tensão arterial, o consumo de tabaco e o peso, em excesso, são alguns factores que potenciam o aparecimento destas doenças que, muitas vezes quando se manifestam ou são detectadas já deixaram marcas irreversíveis.

Em Portugal, 30 mil pessoas morreram no espaço de um ano de enfarte do miocárdio e acidente vascular cerebral. Por mês, são 2320 mortes provocadas por avc.

A doença cerebro-vascular é a primeira causa de anos de vida perdidos. Mas, a isto junta-se ainda a doença coronária, responsável por milhares de mortes em Portugal. É certo que as estratégicas terapêuticas têm evoluído muito nos últimos anos, mas a mensagem passada pelos especialistas diz que há que mudar para evitar vir a sofrer.

A nível mundial, são 17 milhões de pessoas que perdem a vida todos os anos, por causa das doenças cardiovasculares, a principal causa de morte em todo o Mundo. Feitas as contas, a cada dois segundos morre uma pessoa e a cada cinco segundos alguém sofre um ataque cardíaco.

http://www.tvi.iol.pt/informacao/noticia.php?id=711763#

Corações fora de risco
Dieta saudável, cigarro apagado e exercício físico lutam contra os números fatais. Cuide-se e seja mais rápido do que um enfarte ou acidente vascular cerebral.

Some pontos de benefícios


  • As doenças do coração, na sua maioria, evitáveis, são a principal causa de morte em todo o mundo e superam até os números fatais de cancro. Controle regularmente a pressão arterial, o nível de açúcar e gorduras no sangue.
  • Abandone de vez cigarros, cachimbos e charutos. Poupe o seu sistema cardiovascular e centenas de euros por ano.
  • Mantenha o seu peso e o colesterol na linha. A alimentação deve ser adequada às suas necessidades calóricas e rica em fruta, legumes, cereais integrais, peixe e aves. Prefira o azeite, com moderação, a outras gorduras. Evite gorduras saturadas, de origem animal, nas carnes vermelhas. Cozinhe com menos sal. Diminuir a ingestão de açúcar e de sal leva a reduções de 3 a 5 mmHg na tensão arterial.
  • Não se deixe dominar pela preguiça. Com meia hora de caminhada enérgica por dia ou o seu desporto de eleição, alivia o stress. Ganha bem-estar e anos de vida para o seu coração.

0 comentários:

Enviar um comentário